Cartagena como ela realmente é

Tem alguns lugares que “não vão muito com a nossa cara” (ou nós com a cara deles)… Com Cartagena foi assim comigo, tive uma relação de amor e ódio com a cidade. E como meus textos sempre passam minhas opiniões pessoais sobre os lugares visitados, vou falar não somente do que gostei, como também do que não curti por lá.

A Torre do Relógio é a principal porta de entrada para a cidade murada, o centro antigo de Cartagena

Começando com o que não gostei:

O que é chato, mas MUITO CHATO em Cartagena é que você não consegue andar em paz pelas ruas. É tanta gente, mas tanta gente te abordando para oferecer coisas, que chega uma hora que dá vontade de pular no pescoço de um…

Me ofereceram de tudo por lá, desde lembrancinhas e passeios até drogas! E pode ter certeza que se aceitar alguma coisa, vão dar um jeito de superfaturar. Foi assim com as únicas duas coisas que aceitei: um tour a pé pela cidade, no qual o camarada cobrou muito mais do que valia por algo que eu poderia ter feito sozinho, e uma ostra que me custou o preço de três almoços!

Teve um dia que eu estava querendo trocar dinheiro, mas quando cheguei na casa de câmbio ela já estava fechada. Não é que do outro lado da rua tinha um cara observando e já queria me levar até outra casa de câmbio? É assim o tempo todo, sempre tem gente vagando pelas ruas observando os turistas e querendo oferecer qualquer serviço para faturar um pouco. A única solução é “fechar a cara” mesmo e não dar ouvidos para os chatos. Caso contrário você não terá paz.

Centro antigo, na cidade murada

Claro que eu entendo que isso se deve ao fato da situação econômica da Colômbia não ser nenhuma maravilha e ter muita gente vivendo na informalidade e tentando tirar alguma renda do turismo. Porém, fica complicado querer conhecer um lugar dessa forma. Dá a impressão de que Cartagena não está nada preparada para o turismo.

A parte antiga de Cartagena à noite (Iglesia de San Pedro Claver)

Outro ponto é que a cidade é extremamente quente e por essa razão muitos hotéis e hostels não contam com chuveiro elétrico! É só água fria mesmo. Ok, o calor que faz lá é tão infernal que quando você chega da rua não quer nem saber de água quente, porém, se você está a algum tempo no quarto com o ar condicionado ligado (coisa indispensável por lá) fica complicado tomar um banho frio! O que equilibra um pouco as coisas é que é tão calor que a água durante o dia sai morna do chuveiro.

Cartagena é tão quente que os gatos dormem em cima dos freezers… 🙂

Faz tanto calor por lá, que mesmo tendo ido no mês de maio, quando eu estava na rua muitas vezes entrava em lojas sem interesse em comprar nada, apenas para dar um tempo num ambiente com ar condicionado antes de recomeçar a caminhada…

Cartagena também não é nenhum exemplo de limpeza nas ruas ou de trânsito organizado, mas ok, eu não esperava mesmo encontrar isso. Está dentro do padrão de muitas das cidades da América do Sul.

Centro antigo

Feitas as reclamações, deixo os resmungos de lado e vamos às partes legais:

A cidade tem uma divisão bem clara entre a parte antiga, cercada por uma muralha, e a parte nova, que conta com muitos prédios bem modernos. A parte turística se concentra no centro antigo. As praias ficam na parte moderna, porém as praias da cidade são bem sem graça, a ponto de eu nem ter tido o menor interesse de frequentá-las. As praias bonitas ficam fora da cidade, especificamente a Playa Blanca, a cerca de 1 hora (de barco) do centro.

Casas coloridas no centro antigo de Cartagena

Ok, eu tinha dito que as reclamações haviam acabado, mas agora que citei a Playa Blanca lembrei que faltou reclamar dela… Sim, há muito o que reclamar de lá. Playa Blanca nada mais é do que um paraíso destruído pela exploração turística! Eu ia falar em detalhes sobre ela, mas achei um blog em que o autor já disse tudo o que eu iria escrever. Melhor do que eu explicar é dar uma conferida no link: https://www.buenasdicas.com/playa-blanca-5881/

Não tirei muitas fotos da Playa Blanca, mas é mais ou menos isso: uma praia bonita (ou que já foi bonita), mas cheia de gente e com a maior parte do espaço na areia invadido por barracas e quiosques. E com vendedores que, se bobear, te vendem até a mãe deles (com valor muito maior do que a véia vale, claro)…

Bom, se você voltou pra cá ao invés de ficar navegando no outro blog, continuemos…

Então, o que sobra de legal em Cartagena? Bem, o centro histórico é muito bonito, com suas casinhas coloridas, igrejas e prédios históricos. A comida é boa, dá pra comer bem sem gastar muito.

O Castelo de San Felipe de Barajas é outro ponto muito legal, não somente o próprio castelo (fortaleza na verdade), que é a maior obra militar espanhola no Novo Mundo, como também a belíssima vista que se tem da cidade a partir de lá.

Castelo de San Felipe de Barajas – é bem grande, nem coube inteiro na foto…
No interior do Castelo de San Felipe de Barajas
Cartagena vista do alto do Castelo de San Felipe de Barajas: a parte moderna quase no centro da foto. A parte antiga fica mais à direita
Cartagena vista do alto do Castelo de San Felipe de Barajas

Ah, e já que falei do calor, fica uma dica das boas: prove o suco de lulo. Conhecida como Naranjilla no Equador, Costa Rica e Panamá essa frutinha é chamada de lulo na Colômbia e seu suco é uma delícia!

Pra finalizar: então vale a pena conhecer Cartagena ou não? Vale sim, basta ir sabendo a respeito desses pontos negativos e curtir as coisas boas que a cidade tem a oferecer. Inclusive, suas percepções e opiniões podem ser diferentes das minhas!

Deixe um comentário